Tema: Os efeitos da maconha no organismo
Nome: Maconha
Origem do Nome: Do Quimbundo* MA’KAÑA, que significa erva santa
Nome Cientifico: Cannabis sativa (lia-se: kânabis sativa)
Família: Canabáceas
Origem: Ásia Central ou Oriente Próximo
Formas de Uso:
Pode ser usada como fumo ou por ingestão
Principio ativo: THC (Tetraidrocanabiol)
Descrição: Planta arbustiva, possui folhas em forma serrilhada e verdes.
Pode atingir ate 2,50 metros de altura.
Status Legal: proibido uso, trafego e comércio.
O efeito da maconha é três vezes mais potente quando fumado que quando ingerido pela boca (mascado ou chá). Um cigarro de maconha tem aproximadamente 50mg de THC. Porém parte do THC é liberada na fumaça e na prática a quantidade de THC na corrente sanguínea após o uso de um cigarro de maconha é aproximadamente 8mg. Alguns dos pesquisadores indicam uma meia vida* de 24 horas para o THC.
*meia vida = é o período que determinada substância leva para reduzir-se pela metade. Retirado dos sites: (http://www.areaseg.com/toxicos/maconha.html e http://www.redepsi.com.br/portal/modules/newbb/)
Levando em consideração a reportagem e os dados do texto acima, como é possível estimar a quantidade de THC no organismo no decorrer do tempo, considerando o período de meia vida do THC, em um jovem que usou dois cigarros de maconha e não fez mais uso subseqüente?
Para responder a esta pergunta sugerimos algumas questões iniciais: a) Como é possível representar a quantidade de THC presente no organismo decorridos 24h do uso do cigarro? Como você representaria passados 2, 3,... e 5 dias do uso do cigarro? b) Como é possível encontrar a quantidade de THC presente no organismo no 10º dia após o uso do cigarro? E no 20º dia? c) De acordo com os dados obtidos nas questões anteriores a substância sairá totalmente do organismo em algum momento? Justifique. Baixe aqui esta Tarefa |
Tarefa
Assinar:
Postagens (Atom)